A química do Petróleo

Por: Lays Tavares

O petróleo atualmente é a maior fonte de energia encontrada, no qual através de determinados processos geram frações que são de grande utilizada para nós no dia a dia. Lamentavelmente, é um recurso não renovável do qual queimamos 90% do qual extraímos para fins comerciais sem reaproveita-lo, por exemplo, para fabricação de novos compostos e substâncias.
Essa matéria prima existente em certos pontos da terra e do mar é constituída por uma complexa mistura de compostos orgânicos, como por exemplo enxofre, nitrogênio, oxigênio e principalmente, hidrocarboneto (união através de ligação covalente dos átomos de carbono e hidrogênio), que tem como características por exemplo uma fácil oxidação.
A composição desses hidrocarbonetos varia no que se trata a quantidade de átomos de hidrogênio e carbono presentes, podendo ser no petróleo:
       a)    Hidrocarbonetos Alcanos: Possuem cadeia aberta e saturada com ligações simples;
       b)    Hidrocarbonetos Alcanos Ramificados: Diferente dos citados anteriormente, esse alcano terá que apresentar em sua estrutura pelo menos três carbonos primários com mais de duas extremidades em sua estrutura;
       c)    Hidrocarbonetos Alcanos Ciclicos: São os alcanos que fecharão uma cadeia cíclica, como seu próprio nome diz;
       d)    Hidrocarbonetos Aromáticos: Possuem cadeia fechada com ligações simples e duplas alternadas, cujo principal composto formado é o benzeno;
Contudo, o petróleo extraído não é utilizado brutamente, ele é fracionado para se tornar os compostos que utilizamos. Para que esse processo ocorra através da destilação fracionada, ele precisa, antes passar por algumas etapas que o livrará das impurezas que com ele vieram:
        a)    Filtração: Através desse processo o petróleo será separado de impurezas razoavelmente grandes como areia e pedaços de rochas.
        b)    Decantação: O fato do petróleo ser menos denso que a agua salgada torna esse processo simples, uma vez que a substância menos densa tende a “boiar” sobre a mais densa, o petróleo ficará na parte de cima enquanto a agua salgada afundará devido a sua maior densidade.

Após passar por essas etapas, o petróleo bruto irá para uma torre de fracionamento onde a destilação ocorrerá e ele se tornará viável para nosso uso, podendo tornar-se combustíveis como:
       a)    GLP: O gás será a primeira fração do petróleo gerada. Alcançará seu ponto de ebulição aos 20ºC e poderá ser utilizada, por exemplo, nos gases de cozinha e nos carros a gás;
       b)    Gasolina: O combustível mais presente em nosso dia a dia atualmente, alcança seu ponto de ebulição aos 120ºC;
       c)    Querosene: O combustível para aviões é a terceira fração dessa categoria e ebule aos 170ºC aproximadamente;
       d)    Disel: O combustível que vem ganhando espaço no mercado por sua característica de ser mais econômico atualmente, tem seu ponto de ebulição aos 270ºC;
       e)    Óleos e parafinas: Combustível da grande parte dos navios. Seu ponto de ebulição se encontra entre os 500 ºC, aproximadamente.
Os destilados do petróleo ainda podem possuir outras funções como os asfaltos e piches, que são utilizados na pavimentação de ruas e tem seu ponto de ebulição acima de 600 ºC.

https://diariodopresal.files.wordpress.com/2009/01/torre-de-fracionamento-de-petroleo1.png

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 
SOUZA, Líria Alves de. COMPOSIÇÃO DOS DERIVADOS DO PETRÓLEO. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/composicao-dos-derivados-petroleo.htm>. Acesso em: 12 abr. 2017.
SOUZA, Líria Alves de. DESTILAÇÃO DO PETRÓLEO. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/destilacao-petroleo.htm>. Acesso em: 12 abr. 2017.
LUZ, Luiz Molina. ALCANO, ALCENO E ALCINO (PARAFINAS, OLEFINAS E ACETILENOS). Disponível em: < http://www.infoescola.com/quimica/alcano-alceno-e-alcino-parafinas-olefinas-e-acetilenos/>. Acesso em: 12 abr. 2017
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO PETRÓLEO. Disponível em: < http://alunosonline.uol.com.br/quimica/composicao-quimica-petroleo.html>. Acesso em: 7 abr. 2017.

GALP. ORIGEM E COMPOSIÇÃO DO PETRÓLEO. Disponível em: <http://www.galpenergia.com/PT/investidor/ConhecerGalpEnergia/Os-nossos-negocios/Exploracao-Producao/fundamentos-engenharia-petroleo/Paginas/Origem-e-composicao-do-petroleo.aspx>. Acesso em: 25 abr. 2017

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O petróleo e os Impactos Ambientais

Petróleo e o Meio Social