O petróleo e os Impactos Ambientais

Por: Mariana Grillo

O petróleo é uma substancia extraída principalmente dos assoalhos marinhos pelas petrolíferas. Durante os processos de extração, transporte, refino e consumo, existem diversos riscos oferecidos ao meio ambiente.
Os acidentes marinhos relacionados ao derramamento de petróleo são os mais visíveis e impactantes, afetando a fauna e flora, a qualidade da água e as atividades econômicas na costa (a pesca, por exemplo). Essas marcas causadas podem perdurar por décadas, pois a recuperação do local afetado é lenta e complexa. 

Ao entrar em contato com a água, essa substância propaga-se rapidamente, devido às correntes marinhas e ao vento, formando uma camada superficial que impede as trocas gasosas entre ar e água e a realização da fotossíntese, devido à falta de luz.

https://visionbresil.wordpress.com/2011/11/26/environnement-novembre-2011-maree-noire/


Os danos ambientais causados são enormes, principalmente em plantas e animais. Os plânctons são os primeiros afetados e após isso ocorre uma reação em cadeia:
·            As algas não conseguem realizar o processo de fotossíntese, reduzindo o oxigênio presente na água;
·            Sem alimento, oxigênio e expostos a intoxicação os organismos aquáticos morrem;
·      O acúmulo da substancia nas raízes das arvores dos mangues ocasionam suas mortes e dos organismos que precisam delas para sobreviver;
·            As aves marinhas que entram em contato com a água não conseguem voar, devido a impregnação do petróleo em suas penas, fazendo com que muitas delas morram.


https://planetaescom.wordpress.com/2010/09/08/bp-responsabiliza-a-contratistas-por-derrame-crudo-ee-uu/
https://blogdoenem.com.br/poluicao-derramamento-petroleo-biologia/
http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/impactos-ambientais-vazamentos-petroleo/



Piores Catástrofes da história
Muitas catástrofes ambientais envolvendo o derramamento do petróleo já aconteceram pelo mundo, uma das maiores ocorreu no dia 20 de abril de 2010, no Golfo do México. A plataforma DeepwaterHorizon explodiu, tendo 11 vítimas fatais e um derramamento de milhões de barris de petróleo, se espalhando a mais de mil quilômetros, invadindo mangues, prejudicando o ecossistema e moradores da região. Ainda hoje o meio ambiente não conseguiu se recuperar por completo desse desastre.
Outros vazamentos que podemos citas são: a explosão da plataforma Ixtoc, também no Golfo do México, em 1979; A explosão do poço localizado no Vale da Fergana, em 1992; o vazamento intencional que ocorreu em 1991 de alguns poços do kuwait, durante uma guerra entre o Kuwait e o Iraque; entres muitos outros.

No Brasil não foi diferente, diversos vazamentos foram registrados a partir da década de 70, com o vazamento que ocorreu na Ilha de Trindade, Espírito Santo. As cinco piores catástrofes brasileiras relacionadas ao petróleo ocorreram na Baía de Guanabara (RJ) em 2000; na Balsa Nova (PR) no mesmo ano; na Bacia de Campos, Macaé (RJ), em 2001 e 2011; e no Porto de Paranaguá (PR) em 2004.

http://luctasocial.blogspot.com.br/2012/06/derramamento-de-petroleo-pernambuco.html


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Impactos Ambientais Dos Vazamentos De Petróleo. Disponível em: http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/impactos-ambientais-vazamentos-petroleo/. Acesso em: 7 de abril de 2017

FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Danos causados por vazamentos de petróleo nos oceanos. Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/danos-causados-por-vazamentos-petroleo-nos-oceanos.htm.Acesso em: 7 de abril de 2017

Maiores Vazamentos de Petróleo do Mundo. Disponível em: http://meioambiente.culturamix.com/ecologia/maiores-vazamentos-de-petroleo-do-mundo. Acesso em: 7 de abril de 2017

ANDRADE, Carol. Conheça os piores acidentes petrolíferos registrados no Brasil nos últimos anos. Disponível em: http://horizontegeografico.com.br/exibirMateria/2169/conheca-os-piores-acidentes-petroliferos-registrados-no-brasil-nos-ultimos-anos. Acesso em: 7 de abril de 2017






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A química do Petróleo

Petróleo e o Meio Social