Economia

Por: Poliana Fernandes

O petróleo é um recurso que foi descoberto no século XIX, mas desde momento tornou-se fundamental e muito presente na vida da sociedade, tornando-se insubstituível e muito valioso, quem descobrir um poço de petróleo ganha um valor demasiado.
A partir de 1970 concluiu que o petróleo não é um recurso renovável, ou seja, com um tempo o recurso que já foi apelidado como ouro negro se esgote completamente, com isso o valor do recurso aumentou consideravelmente no final do ano de 1977 até os dias atuais, em apenas cinco meses (outubro de 1973 até maio de 1974) o preço do petróleo aumentou 400%, causando desestabilidade da economia por todo mundo, ocorrendo assim o fim do milagre econômico ocorrido durante a ditadura militar no Brasil.
A crise que barrou o índice de crescimento do Brasil foi fundamental para a população que se rebelaram contra o regime militar.


Os 5 momentos na história mundial da crise do petróleo:
- O primeiro ocorreu em 1956, o presidente do Egito nacionalizou o Canal de Suez (ligação entre oar Vermelho e o Mar Mediterrâneo) que era propriedade de uma empresa Anglo-Francesa, tal medida fez com que o abastecimento fosse interrompido nos países ocidentais, causando assim o aumento no preço do recurso;
- O segundo momento ocorreu em 1973, via do protesto ao apoio que os Estados Unidos davam a Israel durante a guerra do Yom Kipur, na qual os países membros da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) superfaturaram o petróleo;
- O terceiro momento foi durante a crise política do Irã que logo depois travou uma guerra contra o Iraque, reduzindo assim a produção de petróleo e causando um aumento no preço, já que os dois países eram os maiores produtores;
- No ano de 1991 ouve o início da Guerra do Golfo que ocorreu um aumento de crise, com isso o Iraque incendiou os poços de petróleo do Kuwait, causando além de uma crise econômica uma crise ecológica;
- Em 2008 movimentos especulativos de escala global fizeram com que o preço subisse 100% entre os seis primeiros meses do ano.

 As reservas de petróleo no mundo estão divididas conforme mostra o gráfico abaixo.

                                                                                                                                                               


A imagem abaixo mostra a quantidade de petróleo extraída no Brasil (ano de 2010)



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ROSS, Breno Carvalho. ECONOMIA DO PETRÓLEO E DESENVOLVIMENTO: ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRA AS PERSPECTIVAS DO PRÉ-SAL BRASILEIRO. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14094/1/BrenoCR_DISSERT.pdf>. Acesso em: 4 abr. 2017.
BIODIESELBR. O PETRÓLEO NA ECONOMIA DO BRASIL. Disponível em: <https://www.biodieselbr.com/destaques/analise2/petroleo-economia-brasil.htm#>. Acesso em: 4 abr. 2017.
INSTITUTO-BRASILEIRO-DE-ECONOMIA. ECONOMIA E PETRÓLEO. Disponível em: <http://portalibre.fgv.br/main.jsp?lumChannelId=8A7C823325327A7C0125361A52376CC1>. Acesso em: 5 abr. 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O petróleo e os Impactos Ambientais

A química do Petróleo

Petróleo e o Meio Social