Gasolina

Por: Lays Tavares

O combustível mais utilizado, seja em automóveis ou aviões é considerado atualmente como o mais nobre e importante derivado do petróleo e nele são encontrados normalmente, cadeias entre 4 a 12 átomos de carbono que juntamente com o hidrogênio (os hidrocarbonetos) constituem a composição química desse derivado do petróleo, que comparado aos demais possui ponto de ebulição baixa (entre 30º e 220º)
A formula química da gasolina pura é: C8H18
Como foi dito, o principal uso da gasolina é como combustível e os motores que utilizam do mesmo são conhecidos como motores de combustão interna ou de motor a explosão de quatro fases, uma vez que seu funcionamento segue as seguintes fases repetidamente: Admissão, Compressão (Redução de Volume), Combustão/Expansão (Aumento de Volume) e Escape.

http://mecanicaonline.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2016/02/0-Quatro-tempos.jpg

A gasolina utilizada nos combustíveis possui complementos para melhorar o funcionamento do mesmo, podendo ser eles:
       a)    Inibidor de corrosão;
       b)    Detergente;
       c)    Agente veículo;
       d)    Desmulsificante.
Esses complementos constituem a gasolina aditivada, que difere da comum principalmente por diminuir a quantidade de resíduos deixados no motor.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
SANTOS, Marco Aurélio da Silva. Gasolina Aditivada. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/gasolina-aditivada.htm>. Acesso em: 16 abr. 2017.
SOUZA, Líria Alves de. "Gasolina "; Brasil Escola. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/gasolina.htm>. Acesso em: 16 abr. 2017.
FOGAÇA, Jennifer. Gasolina”; Manual da Química. Disponível em: <http://manualdaquimica.uol.com.br/combustiveis/gasolina.htm>. Acesso em: 16 abr. 2017. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O petróleo e os Impactos Ambientais

A química do Petróleo

Petróleo e o Meio Social